Reabilitação do Museu Tavares Proença Júnior

Reabilitação do Museu Tavares Proença Júnior

As obras de beneficiação e conservação do complexo do Paço Episcopal e Edifício do Museu Tavares Proença Júnior, promovidas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, contaram com a parceria entre o gabinete A3 Arquitetos e a ENGIBIM, naquela que foi a “missão” de reabilitar um Monumento Nacional de arquitetura religiosa, renascentista e barroca no concelho.

O Edifício existente, vítima de alguma degradação, apresentava patologias como infiltrações, tubagens obstruídas que impediam o correto funcionamento do imponente jardim, falta de acessibilidades, ausência de um plano de evacuação e também de segurança contra incêndios, como é característico numa obra que teve início em maio de 1596.

Promovendo o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes no processo, a ENGIBIM foi responsável por “dar vida” àquele que era um jardim inanimado, desenvolvendo uma nova solução de rede hidráulica, assim como toda a parte elétrica do edificado, ambas com recurso a ferramentas BIM para que estas especialidades pudessem ser corretamente integradas na arquitetura. Foram ainda acrescentados um elevador e uma rampa de elevação no exterior para assim tornar possível o acesso a todos os visitantes e a correta utilização de um edifício de serviços desta envergadura.

É Arquitecto?

Saiba como usufruir de:

  • Descontos (até 20%) na adjudicação completa de todas as especialidades de engenharia;
  • Acesso a ferramentas colaborativas para desenvolvimento de um projeto participado entre todos os intervenientes, rumo ao modelo “perfeito”;
  • Oferta de modelo específico para visualização da proposta de arquitetura através de realidade virtual;
  • Parceria dinâmica com fluxos de trabalho bidirecionais;
  • Apoio e consultoria na implementação/ aprofundamento da metodologia BIM.
Saber mais agora

Partilhe este artigo: