BIM NO MUNDO

A introdução da metodologia BIM nas suas várias vertentes, é cada vez mais premente, e assiste-se a um conjunto de iniciativas por parte de um conjunto de países, no sentido de rapidamente a implementarem de forma eficaz.
O caso de Singapura é conhecido pelo sucesso com que foi implementado, e pelo facto de ter sido o primeiro sistema de aprovação de projetos mais rápido do mundo, precisamente por recorrer a ferramentas BIM para otimização de todo o fluxo.
É utilizada uma plataforma online, através da qual os projetistas submetem os seus processos, os quais são analisados e aprovados com base em ferramentas BIM.

Nos Estados Unidos da América, a General Services Administration (GSA), desde 2003 que, através do seu serviço de edifícios públicos, tem implementado o programa nacional denominado 3D-4D-BIM Program. Em 2006 a GSA decretou que os novos edifício públicos projetados deveriam utilizaro BIM na fase de projetos.
Ao mesmo tempo a GSA fez um inventário BIM da utilização de 31.772.841m² dos espaços de escritórios públicos.

Na Europa temos casos de sucesso no Reino Unido, Noruega, Dinamarca e Finlândia.
Atualmente, a Alemanha tem já publicado um programa de implementação BIM, estruturado em três momentos, que tornará obrigatória a aplicação da metodologia para projetos federais, a partir de 2020.
Haverá uma fase preparatória, que decorrerá até 2017, posteriormente uma fase piloto que decorrerá até 2020. Depois desse ano, o BIM terá que ser obrigatoriamente aplicado a todos os projetos novos do Ministério Federal de Transportes e Infraestruturas digitais.

É Arquitecto?

Saiba como usufruir de:

  • Descontos (até 20%) na adjudicação completa de todas as especialidades de engenharia;
  • Acesso a ferramentas colaborativas para desenvolvimento de um projeto participado entre todos os intervenientes, rumo ao modelo “perfeito”;
  • Oferta de modelo específico para visualização da proposta de arquitetura através de realidade virtual;
  • Parceria dinâmica com fluxos de trabalho bidirecionais;
  • Apoio e consultoria na implementação/ aprofundamento da metodologia BIM.
Saber mais agora

Partilhe este artigo:

Related posts